segunda-feira, 30 de outubro de 2017

RADIOATIVIDADE - PARTE II

                           FISSÃO NUCLEAR




É a divisão de um núcleo em dois núcleos menores, com a liberação de uma quantidade de energia muito grande.

Uma fissão nuclear importante é reação que explica o princípio de funcionamento da bomba atômica.


92 U 235  0 n 1     à      56 Ba 140  +  36 Kr 93  +  3 0 n 1+ energia   


        Fusão Nuclear                                                             



É a junção de núcleos atômicos produzindo um núcleo maior, com liberação de uma grande quantidade de energia.

Este processo ocorre no Sol, onde núcleos de hidrogênio leve se fundem, formando núcleos de hélio, com liberação de grande quantidade de energia.

             4  1 H 1     à     2 He 4  +  2 0 n 1  + energia             



                      

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

RADIOATIVIDADE - PARTE I

      

É a propriedade que os núcleos instáveis possuem de emitir partículas e radiações eletromagnéticas, para se tornarem estáveis.

                                             TIPOS DE EMISSÕES RADIOATIVAS

As emissões radioativas naturais quando são submetidas a um campo magnético ou elétrico sofre uma subdivisão em três tipos bem distintos.

                                                      EMISSÕES ALFA

Ú  São partículas constituídas por 2 PRÓTONS e 2 NÊUTRONS.

Ú A simbologia usada para qualquer átomo ou partícula subatômica é:



Ú  A representação da partícula alfa é:        2 4    

Emissões  alfa  (Lei de Soddy ):

“Quando um núcleo emite uma partícula alfa, seu número atômico diminui de duas       unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades”.

Genericamente:           Z X A      à       2 a 4      +       Z – 2  Y A – 4                                                                                                                            

   Ex.:         92U235   à   2 a 4   +  90Th231      


Obs.:  as equações nucleares mantêm um balanço de massas e de cargas  elétricas nucleares.


      Massa: 235 = 4 + 231                    Carga: 92 = 2 + 90

                                               EMISSÕES BETA

Ú  São constituídas por ELÉTRONS atirados, em altíssima velocidade, para fora de um núcleo instável.

Ú  Como não existe elétron no núcleo, ele é formado a partir de um nêutron:  
Ú   nêutron à    próton +  elétron  +  neutrino .O próton permanece no núcleo.
Ú  A representação da partícula alfa é:        -1 ß 0     


Emissão beta (lei de  Soddy, Fajans, Russell):

Quando        um núcleo emite uma partícula beta, seu número atômico aumenta de uma unidade e seu número de massa permanece inalterado”.

     Genericamente:     Z X A  à  – 1 b +   Z + 1 Y

     Ex.:        83 Bi 210   à   – 1 b  +  84 Po 210

     Verificamos que a equação mantém um equilíbrio de carga e massa.

     Massa: 210 = 0 + 210                  Carga: 83 = – 1 + 84

                                                   EMISSÕES GAMA

Ú  As emissões gama são ondas eletromagnéticas semelhantes à luz..



Ú  A representação da radiação gama  é:         0 ɣ 0

terça-feira, 10 de outubro de 2017

PNE Divulga Nova Lista de Possíveis Temas da Redação do Enem 2017

Posted: 05 Oct 2017 06:23 AM PDT

O Portal Nacional da Educação (PNE) publicou em sua rede social na última semana mais uma lista com possíveis temas da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017. 


1.  Conflitos Internacionais
A prova de redação do Enem não tem histórico de abordar em seus temas assuntos ou acontecimentos relacionados a cenários internacionais sem estabelecer relações com o contexto social brasileiro. A imigração de haitianos e latinos em geral já foi pano de fundo de um tema de prova de produção de texto do exame, mas o recorte temático da coletânea de textos motivadores abarcava o Brasil. Portanto, nossa sugestão é estudar, pesquisar e analisar como conflitos internacionais afetam o nosso país e como nós, como nação, estamos nos posicionando. Deste modo, pesquisar número de refugiados no Brasil, suas origens, sua ocupação aqui, como o Governo Federal posiciona-se nesta questão política e humanitária etc.

2. Situações Econômicas
O Brasil está vivendo uma crise econômica que dá pequenos sinais de melhora, mas ainda assim temos mais de 10 milhões de cidadãos desempregados. Esta não é a primeira nem será a última crise econômica pela qual passamos e estudar o histórico brasileiro neste aspecto é interessante, analisando-o dos pontos de vista financeiro, econômico, social, histórico e político. Ainda somos um país no qual há uma enorme desigualdade social: muitos têm pouco e poucos têm muito.

3. Movimentos Sociais
Os movimentos sociais representativos de minorias estão tomando corpo e ganhando espaço nas mídias e na sociedade. A cada dia que passa cresce o número de coletivos feministas, negros, da comunidade LGBT, entre outros e, consequentemente, também aumenta a sua atuação no país. As provas de redação recentes do Enem abordaram três grupos minoritários: mulheres, religiões de matriz africana e os negros. Ao discutir a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, o exame abordou a minoria feminina em direitos no Brasil; ao abordar os caminhos para se combater a intolerância religiosa no Brasil, o Enem colocou em xeque a intolerância religiosa contra religiões de matriz africana, por exemplo, o que está intimamente ligado ao racismo, tema da segunda edição do Enem 2016. Caso o Enem continue nesta temática, é possível que a comunidade LGBT ou a camada social mais pobre do país sejam temas da prova de redação.

4. Lutas por Direitos
Lutar por direitos civis está intimamente ligado com o tema acima ? Movimentos Sociais ? e com o tema a seguir ? Temáticas Raciais e de Gênero. A luta pelos direitos garantidos pela Constituição Brasileira de 1988, para todos os brasileiros, e a luta individual por cada minoria são temas cada vez mais recorrentes na mídia. As pessoas estão se organizando em coletivos e em movimentos ou estão lutando sozinhas, sendo ativistas nas ruas, na sua comunidade e na internet pela busca de direitos humanos e direitos civis.

5. Temáticas Raciais e de Gênero
Particularmente não concordamos com o termo ?raça?, já que a ciência já provou que existe apenas uma raça humana. O que existem são etnias e este termo refere-se não só à cor da pele, mas também à história e à cultura de um determinado povo, de uma determinada etnia. As temáticas das etnias negra e indígena, no Brasil, são históricas devido ao holocausto indígena e à escravidão, algo que ainda é uma dívida no país, pois ainda existem muitos problemas sociais consequentes destes fatos históricos, portanto, os negros e os indígenas são minoriais sociais brasileiras, pois há para eles negação de direitos e de igualdade social. Deste modo, as temáticas étnicas podem ser abordadas de diferentes formas numa prova de redação do Enem, como por exemplo, abordando temas como cotas raciais ou étnicas, demarcação de terras, desigualdade social etc. Já as temáticas relacionadas à questão do gênero também podem ser abordadas sob diferentes aspectos, já que a comunidade LGBT é muito diversa e grande, com várias representações. O debate sobre a questão do gênero pode ser um foco, assim como a questão do mercado de trabalho, o preconceito, a homofobia, a aceitação, políticas afirmativas etc.

6. O Impacto Humano no Meio Ambiente
PNE Divulga Mais uma Lista de Possíveis Temas da Redação do Enem 2017
Há muito tempo o Enem não aborda em sua prova de redação um tema relacionado ao meio ambiente e seria uma grata surpresa se isso ocorre neste ano de 2017. O impacto humano no meio ambiente pode se dar de diversas formas, como por exemplo, na questão do lixo (destino e reciclagem), no uso consciente de água, desmatamento, poluição em geral, acidentes ambientais (como o infeliz acontecimento em Mariana, por exemplo), a dualidade entre agronegócio e meio ambiente etc.

7. Preocupação com a Questão Hídrica e Recursos Não Renováveis
Este tema está interligado com o anterior, apenas está focando o uso de recursos não renováveis como a água. A cada dia que passa somos mais dependentes de recursos não renováveis como a água e o petróleo e se não cuidarmos desta questão agora nosso futuro será incerto.

8. Prevenção ao Suicídio e ao Bullying nas Escolas e Universidades do País
O suicídio entre os jovens cresce assustadoramente no Brasil e no mundo e muitos casos estão relacionados com o ocorrência da depressão que, por sua vez, pode ser originada pelo bullying, fenômeno presente em todas as escolas brasileiras, entre as públicas e as privadas. Universidades brasileiras estão assistindo a ondas de suicídio, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado, principalmente), queixam-se muito de problemas mentais e emocionais ao longo dos cursos devido à pressão e, deste modo, vidas são desperdiçadas.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PRPOSTA DE REDAÇÃO


























A partir da leitura dos textos e dos conhecimentos que você possui sobre o tema apresentado, escreva um texto dissertativo-argumentativo que aborde criticamente a questão:

“A inclusão social do deficiente físico no Brasil”

Para tratar do tema proposto, você deverá selecionar, organizar e relacionar argumentos de maneira coerente, defendendo um ponto de vista e apresentando uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. O seu texto deverá obedecer à norma culta da língua portuguesa e ter no máximo 30 linhas.