Andréa Motta
Eu e
meus alunos do último ano do Ensino Médio estamos estudando dois
importantes gêneros textuais: o resumo e a resenha. Uma
das dificuldades que os estudantes costumam
relatar é a dificuldade que sentem para selecionar os dados
mais relevantes do texto a ser resumido. Assim, mostrei
aos alunos um dos processos essenciais na redação de resumos: a
sumarização.
Antes de produzir o resumo, é importantíssimo compreender o sentido
do global do texto a
ser resumido. Inicialmente, fazemos uma leitura inspecional (aquele
nível em que o leitor apenas “passa os olhos” pelo
texto), em busca de algumas informações: Quem é o
autor? Qual é o gênero textual? Quando e onde foi publicado? Qual é o tema?
Posteriormente, buscamos identificar as principais ideias do texto
por meio da compreensão de vocabulário e, por último, localizamos as informações
mais relevantes. É nesse ponto que surge o problema
do redator: como apresentar tais dados sem escrever um
resumo muito longo e sem ignorar os dados importantes do texto
original? É nesse ponto que observamos o quanto o processo de
sumarização é fundamental!
Anna Rachel Machado (2004) indica, pelo menos, sete
estratégias de sumarização. Eu selecionei alguns textos
e os sumarizei, com base nas estratégias listadas
pela autora.
1.Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir
do conhecimento de mundo.
Exemplo:
Após o
céu ficar cinza, caiu um imenso temporal.
Sumarização: Caiu
um imenso temporal.
Informações excluídas e comentário: O fato de o céu ficar
cinza antes do temporal é inferível, devido ao nosso conhecimento de
mundo.
2. Apagamento de sequências de expressões que
indicam sinonímia ou explicação.
Exemplo:
Em termos
de estrutura narrativa, isto é, a forma como são
apresentados os fatos narrados, o romance de 30 é, fundamentalmente, linear. (DACANAL,
2001, p. 17)
Sumarização: Em termos de
estrutura narrativa, o romance de 30 é linear.
Informações excluídas e comentário: A oração introduzida por “isto é” é a
explicação de “estrutura narrativa”.
3. Apagamento de exemplos.
Exemplo:
Vestido de noiva
Uma característica inovadora desta peça de Nelson
Rodrigues está no uso poético e provocador que ele faz
das rubricas, as indicações para a cena que o autor põe
no texto como orientação. Por exemplo, há homens e mulheres que são
descritos como “inatuais”. O que quer dizer isso?
A certa altura, a rubrica diz que Alaíde apanha um ferro
“ou coisa que o valha” para malhar a cabeça de Pedro, seu
marido. Que “coisa que o valha é essa?” (AGUIAR,
2004, p. 85)
Sumarização: Uma
característica desta peça é o uso inovador que o autor
faz das rubricas.
Informações excluídas e comentário: As estratégias utilizadas foram o apagamento de expressões explicativas
e apagamento dos exemplos.
4. Apagamento das justificativas de uma
afirmação.
Exemplo:
O principal suspeito de assassinato era o
marido: era ciumento e não tinha um álibi. (MACHADO,
idem, p. 26)
Sumarização: O
principal suspeito de assassinato era o marido.
Informações excluídas e comentário: as orações eliminadas indicam
os motivos pelos quais o marido foi considerado
suspeito.
5. Apagamento de argumentos contra a posição do autor.
Exemplo: A
pena de morte tem muitos argumentos a seu favor, mas nada justifica
tirar a vida do semelhante. (MACHADO, idem, p. 26)
Sumarização: Nada
justifica tirar a vida do semelhante.
Informações excluídas e comentário: O período é coordenado pela conjunção “mas”
que une duas ideias opostas. A posição do autor está
explícita na segunda oração.
6. Reformulação das informações, utilizando termos
mais genéricos.
Exemplo:
Miguilim (trecho)
Um certo Miguilim morava com a mãe, seu pai e seus
irmãos, longe, longe daqui, muito depois da
Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou
pouco conhecidas, em um ponto remoto no Mutúm. (ROSA, 2001, p. 7)
Sumarização: Miguilim
morava com a família, longe dali, no Mutúm.
Informações excluídas e comentário: Algumas informações do texto original foram reformuladas e substituídas por outras mais
genéricas (o trecho “mãe, pai e seus irmãos” foi substituído por
“família”); o adjunto adverbial de lugar “longe, longe
daqui…” foi reescrito para eliminar o advérbio
recorrente e adequar a escrita a um texto na terceira pessoa
do discurso (“longe dali“).
Também utilizei o apagamento de umas das informações,
que servia apenas para intensificar a descrição sobre a distância
do local (“muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras
veredas sem nome ou pouco conhecidas”).
7. Conservação
de todas as informações, dado que elas não são
resumíveis. Exemplo:
A linguística moderna surge quando Saussure, no Curso
de Linguística Geral (1969), estabelece seu
objeto.
Comentário: As informações
não são resumíveis.
Podemos concluir que o processo de
sumarização envolve a compreensão global do texto, por meio
da qual são identificadas a ideia principal e as secundárias.
Confira no blog:
Como fazer
um bom resumo? – Veja quais são as outras
características do gênero textual resumo.
Referências bibliográficas:
AGUIAR, F. Apresentação da peça. In: RODRIGUES, N. Vestido
de noiva. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
2004.
DACANAL, J.H. Romance de 30.
3.ed. Porto Alegre: Novo Século, 2001.
MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. ; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola,
2004.
ROSA, G. Manuelzão e Miguilim.
11.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário