sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Grupos sanguíneos: Conheça a determinação genética dos grupos do sistema ABO

Chamamos de alelos às versões diferentes de genes que surgem através demutações. Para algumas características, podem existir, numa determinada população, três ou quatro versões de um gene, fenômeno para o qual damos o nome de alelos múltiplos. É bom lembrar que, mesmo existindo três ou quatro alelos na população (para uma determinada característica), cada indivíduo possui em suas células apenas um par de genes alelos localizados em regiões correspondentes de seus cromossomos homólogos.
Um exemplo de alelos múltiplos são os genes envolvidos na determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO nos seres humanos. Os tipos sanguíneos do sistema ABO relacionam-se a características do sangue que envolvem a presença ou ausência de dois tipos de substâncias: uma delas localiza-se nas hemácias e é chamada de aglutinogênio e a outra localiza-se no plasma sanguíneo e é chamada de aglutinina.
Existem dois tipos de aglutinogênios ? A e B ? e dois tipos de aglutininas ? anti-A e anti-B. Assim, para o sistema ABO, dizemos que uma pessoa possui sangue tipo A, se ela possui, em suas hemácias, aglutinogênios A, e, no plasma, aglutininas anti-B. Observe os outros casos na tabela:

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Existe um continente de lixo boiando no Pacífico – e ninguém dá a mínima

Sopa de plástico forma um bloco maior que a Índia, localizado entre a Califórnia e o Havaí, que ameaça a cadeia alimentar e o trânsito de navios na região.



http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1467949&tit=Existe-um-continente-de-lixo-boiando-no-Pacifico--e-ninguem-da-a-minima 

DESCARTE DE RESÍDUOS

Substâncias que podem ser jogadas na pia ou no lixo

      1. RESÍDUOS QUE PODEM SER DESCARTADOS DIRETAMENTE NA PIA

  • Em geral, podem ser descartados diretamente na pia (após diluição-100x e  sob água corrente) os compostos solúveis em água (pelo menos 0,1g ou 0,1ml/3 ml de água) e com baixa toxicidade. Para os orgânicos é preciso que também sejam facilmente biodegradáveis. Quantidade máxima recomendável: 100 g ou 100 ml, por ponto,por dia.
  • ompostos com PE <50 °C não devem ser descartados na pia, mesmo que extremamente solúveis em água e pouco tóxicos

  •     Misturas contendo compostos pouco solúveis em água, em concentrações abaixo de 2% podem ser descartadas na pia


  •  Alguns compostos que podem ser descartados diretamente na pia:

    ATENÇÃO:
    •   Considerar sempre a toxicidade (aguda e crônica), inflamabilidade e reatividade, além da quantidade e concentração, obviamente.
    •    Compostos com características ácido-base pronunciadas (pH < 6 ou pH > 8) deverão ser neutralizados antes do descarte
    •     Compostos com odor forte devem ser neutralizados/destruídos, diluídos pelo menos 1000 vezes com água e depois descartados sob água corrente
      
    Orgânicos
    •  Álcoois com menos de 5 carbonos
    • Dióis com menos de 8 carbonos
    • Glicerol
    • Açúcares
    •   Aldeídos alifáticos com menos de 7 carbonosAmidas : RCONH2 e RCONHR c/menos de 5 carbonos
    • RCONR2 c/ menos de 11 carbonos


    • Aminas alifáticas com menos de 7 carbonos


    • Ácidos carboxílicos com menos de 6 carbonos e seus sais de NH4+, Na+  e K+


    • Ésteres com menos de 5 carbonos


    • Cetonas com menos de 6 carbonos



       Inorgânicos
    •   Cátions:  Al(III), Ca(II), Cu(II), Fe(II), Fe(III), Li(I), Mg(II), Na(I), NH4+, Sn(II), Sr(II), Zn(II), Zr (II)
    •   Ânions: BO33- , B4O72-, Br-, CO32-, Cl-, HSO3-, I-, NO3-, SO42-, SCN-, SO32-, OCN-
    • OBS: apesar do fosfato (PO43-) não ter toxicidade pronunciada seu descarte na pia deve ser encarado com muito cuidado por seu potencial eutrofizante nos corpos d’água.
      
    Materiais assemelhados a resíduos domésticos
    •    Compostos com DL50 > 500 mg/Kg, não inflamáveis ou reativos, toxicidade crônica baixa.
      
    2.  ALGUNS COMPOSTOS QUE PODEM SER DESCARTADOS NO LIXO

    Orgânicos: 


    •     Açúcares, amido, aminoácidos e sais de ocorrência natural ácido cítrico e seus sais (Na, K, Mg, Ca, NH4); ácido lático e seus sais (Na, K, Mg, Ca, NH4)


    •   Inorgânicos:
    •     Sulfatos, fosfatos, carbonatos: Na, K, Mg, Ca, Sr, Ba, NH4
    •     Óxidos: B, Mg, Ca, Sr, Al, Si, Ti, Mn, Fe, Co, Cu, Zn
    •     Cloretos: Na, K, Mg
    •     Fluoretos: Ca


    •     Boratos: Na, K, Mg, Ca


    Outros materiais de laboratório não contaminados com produtos químicos perigosos:
    •    Adsorventes cromatográficos: sílica, alumina, etc.
    •    Material de vidro.
    •     Papel de filtro.
    •     Luvas e outros materiais descartáveis.

    domingo, 26 de outubro de 2014

    ENEM - TODAS AS DISCIPLINAS






    Site que disponibiliza toda a matéria para o Enem/vestibular, notícias, reportagens especiais.

    Acesse: http://www.brasilescola.com/

    ENEM - QUÍMICA



    Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele.
    Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano.
    Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes.
    Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência.
    Esta seção foi preparada com o objetivo de ajudá-lo a decifrar esta ciência fascinante e que pode contribuir em muito para a melhoria de nossas vidas.



    Por Jennifer Fogaça
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Para acessar os canais da química: http://www.brasilescola.com/quimica/ 

    quinta-feira, 23 de outubro de 2014

    ENEM: HISTÓRIA, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

    23/10/2014
    História, Geografia, Sociologia e Filosofia para o ENEM
    Assessoria de Comunicação/SEED

    História, Geografia, Sociologia e Filosofia são as aulas deste sábado (25) na TV éParaná, começando às 14h. Elas são produzidas por professores da rede estadual de educação do Paraná e servem para apoiar os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano.

    Através do site
     www.rtve.pr.gov.br os telespectadores podem consultar em qual canal a éParaná é transmitida em sua cidade, ou acompanhar a programação ao vivo pela internet. O conteúdo também será reprisado nas terças, quartas e sextas-feiras, às 17h30.

    Este é o penúltimo episódio do Gabaritando Enem 2014, iniciativa da Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, com o objetivo de oferecer aulas preparatórias completamente gratuitas e de qualidade pela televisão e internet.

    AULAS – Os candidatos também podem conferir as aulas que já foram ao ar no portal Dia a Dia Educação (
    http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/). Os vídeos estão sendo assistidos e baixados milhares de vezes.

    PROGRAMAÇÃO:
    25/10 - História, Geografia, Sociologia e Filosofia
    01/11 - Matemática, Língua Portuguesa e Redação

    ENEM - As provas do Enem serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, com início às 13h. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma, e redação.

    Aulas anteriores, simulados, questões comentadas e dicas:
     http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1414


    Esta notícia foi publicada em 23/10/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.

    QUÍMICA AMBIENTAL

    O embranquecimento de corais é um problema químico e ambiental.

    A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.
                     A Química Ambiental teve sua origem na Química Clássica e se tornou uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia.
    Essa parte da química estuda as mudanças que ocorrem no meio ambiente, mais precisamente, os processos químicos que envolvem essas mudanças e que causam sérios danos à humanidade e ao meio ambiente.
     

    Por Líria Alves
    Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola

    Artigos de "Química Ambiental " 
    Disponível em: