sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS - 3ºC

Reação de Biureto

INTRODUÇÃO
As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos, desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula. (LEHNINGER, 2002)                                             Dentre os métodos utilizados, situa-se o método do biureto, que é baseado na reação do sulfato de cobre em meio alcalino (reativo do biureto), com proteínas e peptídeos. O nome do método provém do fato de que a uréia aquecida dará reação positiva, com desprendimento de amônia. 
OBJETIVO
Caracterizar a presença de proteínas em material biológico através da reação do biureto.
DISCUSSÃO
O reagente de biureto com sulfato de cobre possui coloração azul. Se o cobre forma um complexo com os aminoácidos, estabelecendo interações com os átomos de nitrogênio da cadeia peptídica ele obtém coloração violeta. Quanto maior for à quantidade de proteínas, maior será a intensidade da cor.

CONCLUSÃO
Ao interpretar os resultados obtidos com essa reação percebemos que todas as proteínas reagem intensamente de forma semelhante, nas mesmas condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário