quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA (Kw)

A água pura se ioniza muito fracamente da seguinte forma:

A constante de equilíbrio Kc é dada pela expressão:

 Como a água está no estado líquido, a sua concentração mantém-se constante então não participa da fórmula e podemos mulitiplicá-la pelo Kc obtendo uma nova constante. Neste caso, a Kw, ou seja, o produto iônico da água.

O Kw é a constante de equilíbrio iônico da água. A letra w vem da palavra inglesa water que significa água.
Esta constante depende da temperatura. A 25°C a constante de equilíbrio iônico da água vale:        

Tipos de Soluções Aquosas
As soluções aquosas das substâncias quimicas podem ser classificadas em três tipos: 
- solução ácida
- solução básica
- solução neutra
Solução Ácida
É a solução que contém a concentração do íon H+ maior do que a concentração do íon OH-.

Solução Básica
É a solução que contém a concentração do íon OH- maior do que a concentração do íon H+.

Solução Neutra
É a solução que contém a concentração do íon OH- igual à concentração do íon H+.                                                                                                                  




SAIS

Sal é toda substância que em água produz um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-.



Os sais são formados a partir da reação de um ácido com uma base, que é a reação de neutralização, formando também água. 
Exemplos:
HCl  +     NaOH      NaCl     +    H2O
ácido       base             sal             água

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SIMULADO ON-LINE ENEM 2015

Gabaritando Enem 2015


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) preparou para você o Gabaritando Enem 2015. Neste ano, os materiais disponibilizados são: simulado impresso; simulado on-line, que possui versão off-line; e as aulas do Pré-Enem Eureka.

Então, o que está esperando? Confira os materiais disponíveis para estudo e se prepare para o Enem 2015!


Acesse:    http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/enem/Enem2015/index.html

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

SIMULADO ON-LINE(Quiz) - ENEM



O Simulado on-line (Quiz) é apresentado em um bloco único de 26 questões, sendo 02 questões para cada disciplina curricular. As questões são dispostas no formato texto, acompanhadas eventualmente por imagem. Para cada questão o estudante deve escolher uma alternativa. No lado direito da tela aparecerá um comentário sobre a resposta escolhida. Para avançar no questionário, deverá clicar em “próxima”. Há somente uma resposta correta para cada questão. O resultado final do Simulado on-line (Quiz) aparecerá automaticamente depois que o estudante responder à última pergunta. O aproveitamento do estudante será apresentado pelo total de respostas certas, respostas erradas e percentual final de acertos. O resultado superior a 70% indica um bom aproveitamento do estudante. O estudante terá a opção de visualizar todas as questões comentadas quando finalizar o Simulado on-line (Quiz), para que possa compreender o porquê das alternativas incorretas e da correta, elucidando, dessa forma, suas dúvidas quanto aos conteúdos. Recomendamos que para uma melhor visualização do Simulado on-line (Quiz) seja utilizado o navegador Google Chrome.
Quanto ao Simulado on-line (Quiz), que estará disponível a partir do dia 21/09/2015 no Portal Dia a Dia, a escola poderá se organizar para utilização na própria escola ou como atividade para os estudantes realizarem em outros espaços.
As questões comentadas poderão servir para elucidação de dúvidas dos estudantes relacionadas aos conteúdos exigidos em edições anteriores do ENEM.

O link para a realização deste simulado vai estar no blog a partir do dia 21/09/2015 no Portal Dia a Dia.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

FUNÇÕES INORGÂNICAS - BASES OU HIDRÓXIDOS


Os hidróxidos são, por convenção, compostos inorgânicos e caracterizam-se pela presença do ânion OH- e algum cátion (geralmente metálico – uma das raras exceções é o íon amônio, NH4+) mono, bi, ou trivalente.

Bases de Arrhenius

Os hidróxidos são bases de acordo com a teoria de Arrhenius, na química inorgânica, por liberarem a hidroxila em meio aquoso. Por consequência, aumentam o pH do meio por diminuírem a concentração de íons de hidrogênio.
Reações químicas que envolvem hidróxidos (bases) e ácidos (também de acordo com a teoria de Arrhenius por liberarem H+ em meio aquoso) são chamadas reações de neutralização. Essa denominação é dada porque tanto a base quanto o ácido perdem sua capacidade de ação no meio (variação de pH) e dão origem a compostos praticamente neutros (sais, e água líquida).

A reação geral de decomposição de uma base em água é a seguinte:
M(OH)y  My+ + YOH-

Ex.: NaOH Na+ + OH- (hidróxido de metal da família 1A)
      Ca(OH)2  Ca2+ + 2OH- (hidróxido de metal da família 2A)
      Al(OH)3  Al3+ + 3OH- (hidróxido de metal da família 3A)

Como os Hidróxidos variam o pH

Como hidroxilas são liberadas no processo de decomposição das bases em meio aquoso e, sabendo-se que nas condições ambiente a água possui íons H+ e OH- coexistindo em equilíbrio (a concentração dos mesmos é aproximadamente igual a 10-7 mol/l, muito pequena em comparação a concentração de H2O, que em um litro possui valor 556 milhões de vezes maior), os íons OH-liberados pela base reagem com o H+ da água para formarem mais H2O. Assim, íons de hidrogênio vão sendo consumidos e o pH aumenta.
A quantidade de OH- liberada depende da força da base, onde quanto maior a força, mais íons OH-  são liberados e mais alta é a variação de pH que o meio sofre. Os hidróxidos mais fortes são os formados pelos metais das famílias 1A e 2A.

Alguns hidróxidos importantes:

terça-feira, 1 de setembro de 2015

FUNÇÕES INORGÂNICAS - ÁCIDOS

FUNÇÃO DA QUÍMICA INORGÂNICA

Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funções químicas.
Função Química – conjunto de compostos com propriedades químicas semelhantes.
As substâncias inorgânicas se dividem em quatro grandes grupos que são conhecidos como as funções da química inorgânica. São elas: ácidos, bases, óxidos e sais. 
Há também as funções orgânicas que são os hidrocarbonetos, alcoóis, cetonas, aldeídos, éteres, ésteres, ácidos carboxílicos, aminas e amidas.