sábado, 9 de maio de 2015

INDICADORES ÁCIDO-BASE NATURAIS

A hortênsia 

A acidez do solo é muito importante ao se cultivar plantas e vegetais, pois alguns se adaptam melhor em solos mais ácidos, como a mandioca e a erva-mate; já outras necessitam de um solo mais básico, como a soja, o algodão e o feijão.
Para tornar um solo mais básico, corrigindo seu pH, para o cultivo de certas espécies de plantas, usa-se calcário (CaCO3).
Esse pH do solo não influencia somente no crescimento, mas também na cor que as flores irão apresentar. Um exemplo bem nítido de como isso ocorre é no caso da hortênsia (Hydrangea macrophylla). Sua flor apresenta uma grande variedade de tamanhos e tipos, sendo que pode se apresentar nas cores rosa, lilás, branco, roxo, vermelho, azul-claro e azul-escuro.
A hortênsia branca não muda de cor. Porém, uma variedade azul pode se tornar, com o tempo, rosa e vice-versa. Isso ocorre em razão do pH do solo. Em solo ácido a hortênsia produz flores azuis, já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa. A intensidade dessas cores depende do teor de acidez ou alcalinidade do solo: quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará; e quanto mais básico, mais rosa claro será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário