segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pasta de Dente de Elefante


Introdução
O experimento a seguir se chama ‘‘Pasta de dente de elefante”.
Tal experimento consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da reação da água oxigenada (peróxido de hidrogênio) com iodeto de potássio. O vídeo mostra uma reação de decomposição da Água Oxigenada(H2O2) 120 volumes acelerada por um catalisador, o Iodeto de Potássio. Mistura-se detergente a água oxigenada. Quando o catalisador é acrescentado, o oxigênio liberado forma espuma que sai do recipiente com uma velocidade grande, parecendo pasta de dente quando sai do tubo.
Explicação:  As soluções de peróxido de hidrogênio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigênio.
2 H2O2(aq)     2 H2O(l) + O2(g)
A reação de decomposição pode ser acelerada por aquecimento ou ainda à temperatura ambiente na presença de um catalisador. Uma grande variedade de catalisadores poderão ser utilizados na decomposição do peróxido de hidrogênio como por exemplo, dióxido de manganês ou iodeto de potássio, entre outros. Nesta demonstração vai-se utilizar iodeto de potássio. Para evidenciar a velocidade de libertação de oxigênio vai-se adicionar umas gotas de detergente líquido ao peróxido de hidrogênio antes de se adicionar o catalisador. A cinética da reação é dada pelas seguintes equações:
H2O2 (aq) + I- (aq) H2O (l)+ IO- (aq)
H2O2 (aq)+ IO- (aq) H2O (l)+ O2 (g)+ I- (l)


Nenhum comentário:

Postar um comentário