segunda-feira, 13 de abril de 2015

Curso De Redação - Preparação para o ENEM - Prof. Bruno Augusto - AULA 01

Olá pessoal, como vocês estão? Este é o nosso material de apoio, que será publicado após nossas aulas. Aqui vocês encontrarão todas as informações transmitidas nos slides, mas devo lembrá-los que estes só são os tópicos trabalhados. Servem para que vocês não se esqueçam do conteúdo das aulas. Quaisquer dúvidas anotem e perguntem.
Tenham uma ótima semana de estudos. Forte Abraço!                                                                                                                                                  1. INTERPRETAÇÃO

O ENEM é uma prova em que o aluno deve mostrar o que conhece, o que estudou, o que aprendeu em sua vida. Para isso, os elaboradores criam questões que incluem os conteúdos estudados na escola em uma prática social. Seria, mais ou menos, a prova de que você pode utilizar em sua vida tudo o que aprende.
Primeiramente é importante citarmos dois critérios: a compreensão e a interpretação textual. A compreensão faz referência a apenas entender o que lhe é transmitido, ou seja, você lê algo e logo compreende do que se trata. Por exemplo: uma notícia de jornal, pois quando a lemos não necessitamos de conhecimentos anteriores para compreendê-la. Já a interpretação é uma forma de conjugar outros conhecimentos obtidos durante a vida a uma determinada leitura, ou seja, são conhecimentos prévios necessários para a compreensão. Por exemplo: uma obra literária em que é necessário conhecer o período histórico do autor e os possíveis motivos para escrever a trama.
Já descobriram se é uma jovem ou uma senhora na figura abaixo?

 2. COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM

· Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
· Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
· Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
· Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
· Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.



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