quarta-feira, 22 de abril de 2015

Curso De Redação - Preparação para o ENEM - Prof. Bruno Augusto - AULA 02

Olá pessoal, como vocês estão? Eis o material de apoio da segunda aula - os critérios de correção de uma avaliação de produção textual. Espero que estejam gostando das aulas e, principalmente, aprendendo. Lembrem-se que estou aberto a críticas e/ou sugestões. Quaisquer dúvidas anotem e perguntem. Tenham uma ótima semana de estudos. Forte Abraço!

 1 A NOTA ZERO NO ENEM

Em nossa aula conversamos sobre quais são os erros mais comuns na produção de um texto para o ENEM e abordamos que, alguns desses erros, podem até fazer o candidato zerar na prova. São eles:
• Fuga total ao tema - quando o candidato não aborda o tema proposto na prova;
• Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa - seria a escrita em outra modalidade textual, como: poesia, narrativa, etc;
• Texto com até 7 (sete) linhas - textos muito curtos não conseguem abordar o conteúdo;
• Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto - (como a receita do miojo);
• Desrespeito aos direitos humanos - Qualquer espécie de preconceito ou formas que contrariem nossa lei;
• Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho - a escrita deve ser feita na folha definitiva de redação.



 2 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

3 PROPOSTA DA SEMANA
Texto 01
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção. Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto. São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: (com adaptações).

Texto 02
                                         Internet: paineis.org
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras.
In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).

Texto 03
Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro. Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos. Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
Internet: (com adaptações).
Proposta:
Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
 Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
 O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
 O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
 A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta 

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