Olá
pessoal, como vocês estão? Eis o material de apoio da segunda aula - os
critérios de correção de uma avaliação de produção textual. Espero que estejam
gostando das aulas e, principalmente, aprendendo. Lembrem-se que estou aberto a
críticas e/ou sugestões. Quaisquer dúvidas anotem e perguntem. Tenham uma ótima
semana de estudos. Forte Abraço!
1 A NOTA ZERO NO ENEM
Em
nossa aula conversamos sobre quais são os erros mais comuns na produção de um
texto para o ENEM e abordamos que, alguns desses erros, podem até fazer o
candidato zerar na prova. São eles:
•
Fuga total ao tema - quando o candidato não aborda o tema proposto na prova;
•
Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa - seria a escrita em
outra modalidade textual, como: poesia, narrativa, etc;
•
Texto com até 7 (sete) linhas - textos muito curtos não conseguem abordar o
conteúdo;
•
Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto
deliberadamente desconectada do tema proposto - (como a receita do miojo);
•
Desrespeito aos direitos humanos - Qualquer espécie de preconceito ou formas
que contrariem nossa lei;
•
Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho -
a escrita deve ser feita na folha definitiva de redação.
2 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
3 PROPOSTA DA SEMANA
Texto
01
Uma
vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o
mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de
então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis
serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e
ficção. Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números
faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido.
Antes mesmo de ler a palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz,
uma imagem, um som, um olhar, um gesto. São muitas as razões para a leitura.
Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.
Inajá
Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: (com adaptações).
Texto
02
Internet: paineis.org
Minha
mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas,
livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na
universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de
tudo, um leitor.
Moacyr
Scliar. O poder das letras.
In:
TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).
Texto
03
Existem
inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem
perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o
negro. Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas
incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da
Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas
e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações
desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos. Estou falando
dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar
a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
Internet:
(com adaptações).
Proposta:
Considerando
que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo
a respeito do seguinte tema:
O
PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
Ao
desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as
reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione
argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas,
sem ferir os direitos humanos.
Observações:
Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
A
redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta
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