quarta-feira, 29 de abril de 2015

A QUÍMICA DO CABELO

De que é feito?
Na parte inferior esquerda da figura, minúsculas fibras de queratina se torcem para formar as protofibrilas. Elas giram e se enroscam para formar as microfibrilas, que novamente se contorcem formando as macrofibrilas, a estrutura básica do córtex do cabelo. O córtex é então coberto com camadas de cutícula muito sólida.
                      A natureza da forma espiral dessa composição, dá ao cabelo humano uma enorme flexibilidade para torcer e voltar sem danos a sua forma original.
                    Córtex é a parte interna (corpo do cabelo). Dá ao cabelo força, resistência, elasticidade e umidade. Representa 75% a 90% de toda estrutura capilar e é responsável pelas propriedades do fio, força, diâmetro, elasticidade, textura e maleabilidade.
A cutícula, que protege toda esta estrutura, é a parte externa. Tem a função de proteger o córtex. São células planas que ficam apoiadas umas sobre as outras, como um telhado e estão orientadas da raiz em direção às pontas. Elas ficam unidas pelo "cimento intercelular não queratinizado" rico em lipídios. Eles deixam o cabelo com um brilho saudável e natural.
Quando as camadas da cutícula sofrem danos o cabelo fica com aspecto duro e sem brilho.
                          Por fim, o cabelo é protegido pelo manto ácido que se espalha no fio a partir do couro cabeludo, garantindo PROTEÇÃO, SUAVIDADE e BRILHO, O manto ácido é composto por:
• Óleos: sebo secretado pelas glândulas sebáceas.
• Suor: água e materiais em solução aquosa secretados pelas glândulas sudoríparas.

A tabela mostra a composição típica do cabelo humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário