Olá pessoal, como vocês estão? Eis o material de apoio de
nossa terceira aula. Primeiramente vimos àquelas doze dicas divertidas que não
podemos esquecer ao escrever um texto; depois compreendemos o que é o texto
dissertativo-argumentativo (gênero textual pedido na prova do ENEM); também
passei a vocês um "esqueminha" de interpretação e elaboração para
organizarmos nossas ideias antes da escrita; colocamos ele em prática com a proposta
de redação do concurso da Polícia Militar de 2010; e, por fim (quanta coisa em
uma aula hein!?) colocaremos nossos conhecimentos em prática com a proposta do
ENEM de 2009.
Lembrem-se que estou aberto a críticas e/ou sugestões.
Quaisquer dúvidas anotem e perguntem. Tenham uma ótima semana de estudos.
Forte Abraço!
1 DOZE DICAS DIVERTIDAS
2 A DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA
Dissertar
e expor determinada opinião em relação a um tema e defende-la através de
argumentos coerentes com a realidade. Deve apresentar uma linguagem clara e
condizente ao publico em que o texto será destinado.
Principal
formato (gênero textual) de redação pedido em concursos.
2.1
TEMAS TRANSVERSAIS - Principais temas a serem estudados
Ética;
Pluralidade
Cultural;
Meio
Ambiente;
Orientação
Sexual;
Saúde;
Trabalho
e Consumo;
Tecnologia;
Atualidades.
2.2 ESQUEMA PARA ORGANIZAÇÃO DAS
IDEIAS
3 EXEMPLO - Leia o Texto, analise as
informações grifadas (pontos importantes) e veja como se elabora os
"pontos interpretativos".
LEGADO ÀS FUTURAS GERAÇÕES
O mundo avança em vertiginosas
transformações: ele se transforma a todo momento em nossos usos e
costumes, na vida, no trabalho, nos governos, na família, nos modelos que nos
são apresentados, em nossa capacidade de fazer descobertas, no progresso e na
decência. Se há 100 anos a vida era mais previsível – o pai mandava e o
resto da família obedecia, o professor e o médico tinham autoridade absoluta,
os governantes eram nossos heróis e havia trilhas fixas a serem seguidas ou
seríamos considerados desviados –, hoje ser diferente pode dar status.
Não adianta falar em ética,
se vasculho bolsos e gavetas de meus filhos, se escuto atrás da porta ou na
extensão do telefone – a não ser que a ameaça de drogas justifique essa
atitude. Não adianta falar de justiça, se trato miseravelmente meus
funcionários. Nem se deve pensar em respeito, se desrespeitamos quem nos
rodeia, e isso vai dos empregados ao parceiro ou parceria, passando pelos
filhos, é claro. Se sou tirana, egoísta, bruta; se sou tola, fútil, metida a
gatinha gostosa; se vivo acima das minhas possibilidades e ensino isso aos meus
filhos, o efeito sobre a moral deles e sua visão de vida vai ser um desastre.
Nós somos aquele primeiro modelo que crianças recebem e assimilam, e isso passa
pelo ar, pelos poros, pelas palavras, por silêncios e posturas.
Texto adaptado de: LUFT, L.
Legado aos nossos filhos. Veja. São Paulo, Edição 2082, p. 24, 15 out. 2009.
PROPOSTA DE REDAÇÃO -
CONCURSO POLÍCIA MILITAR - PR - 2010
Com base na reportagem,
elabore um texto dissertativo cujo foco seja a contribuição que podemos deixar
aos nossos jovens em relação a ética e cidadania.
PONTOS INTERPRETATIVOS
3.1 EXERCÍCIO
Depois de
ler o texto e analisar os trechos grifados, percebendo sua importância e
considerando os pontos interpretativos previamente apontados, DESENVOLVA os
"pontos elaborativos" como se você fosse escrever o texto pedido.
PONTOS
ELABORATIVOS
4
PROPOSTA DA SEMANA
TEXTO 01
TEXTO 02
Andamos
demais acomodados, todo mundo reclamando em voz baixa como se fosse errado
indignar-se.
Sem
ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um país rico, de gente boa e cordata, com
natureza (a que sobrou) belíssima e generosa, sem fantasiar nem botar óculos
cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo
com a gente.
Tenho
medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando bonita
a ignorância eloqüente, engraçado o cinismo bem-vestido, interessante o
banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos — não
malabaristas, mas palhaços.
LUFT, L.
Ponto de Vista. Veja. Ed. 1988, 27 dez. 2006 (adaptado)
TEXTO 03
Qual é o
efeito em nós do "eles são todos corruptos"?
As
denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de
transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro.
"Eles são TODOS corruptos" é um pensamento que serve apenas para
"confirmar" a "integridade" de quem se indigna.
O
lugar-comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os
corruptos: eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa,
festejamos nossa esplendorosa retidão.
O dito
lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a
imperfeição do mundo inteiro.
CALLIGARIS,
C. A armadilha da corrupção. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br
(adaptado)
Com base
na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta
escrita da língua portuguesa sobre o tema:
"O
INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL"
Apresentando
proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione coerentemente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
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