terça-feira, 28 de abril de 2015

Curso De Redação - Preparação para o ENEM Prof. Bruno Augusto - AULA 03

Olá pessoal, como vocês estão? Eis o material de apoio de nossa terceira aula. Primeiramente vimos àquelas doze dicas divertidas que não podemos esquecer ao escrever um texto; depois compreendemos o que é o texto dissertativo-argumentativo (gênero textual pedido na prova do ENEM); também passei a vocês um "esqueminha" de interpretação e elaboração para organizarmos nossas ideias antes da escrita; colocamos ele em prática com a proposta de redação do concurso da Polícia Militar de 2010; e, por fim (quanta coisa em uma aula hein!?) colocaremos nossos conhecimentos em prática com a proposta do ENEM de 2009.
Lembrem-se que estou aberto a críticas e/ou sugestões. Quaisquer dúvidas anotem e perguntem. Tenham uma ótima semana de estudos.
Forte Abraço!

1 DOZE DICAS DIVERTIDAS
2 A DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA



Dissertar e expor determinada opinião em relação a um tema e defende-la através de argumentos coerentes com a realidade. Deve apresentar uma linguagem clara e condizente ao publico em que o texto será destinado.
Principal formato (gênero textual) de redação pedido em concursos.

2.1 TEMAS TRANSVERSAIS - Principais temas a serem estudados
Ética;
Pluralidade Cultural;
Meio Ambiente;
Orientação Sexual;
Saúde;
Trabalho e Consumo;
Tecnologia;
Atualidades.
2.2  ESQUEMA PARA ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS



3 EXEMPLO - Leia o Texto, analise as informações grifadas (pontos importantes) e veja como se elabora os "pontos interpretativos".

LEGADO ÀS FUTURAS GERAÇÕES

O mundo avança em vertiginosas transformações: ele se transforma a todo momento em nossos usos e costumes, na vida, no trabalho, nos governos, na família, nos modelos que nos são apresentados, em nossa capacidade de fazer descobertas, no progresso e na decência. Se há 100 anos a vida era mais previsível – o pai mandava e o resto da família obedecia, o professor e o médico tinham autoridade absoluta, os governantes eram nossos heróis e havia trilhas fixas a serem seguidas ou seríamos considerados desviados –, hoje ser diferente pode dar status.

Não adianta falar em ética, se vasculho bolsos e gavetas de meus filhos, se escuto atrás da porta ou na extensão do telefone – a não ser que a ameaça de drogas justifique essa atitude. Não adianta falar de justiça, se trato miseravelmente meus funcionários. Nem se deve pensar em respeito, se desrespeitamos quem nos rodeia, e isso vai dos empregados ao parceiro ou parceria, passando pelos filhos, é claro. Se sou tirana, egoísta, bruta; se sou tola, fútil, metida a gatinha gostosa; se vivo acima das minhas possibilidades e ensino isso aos meus filhos, o efeito sobre a moral deles e sua visão de vida vai ser um desastre. Nós somos aquele primeiro modelo que crianças recebem e assimilam, e isso passa pelo ar, pelos poros, pelas palavras, por silêncios e posturas.
Texto adaptado de: LUFT, L. Legado aos nossos filhos. Veja. São Paulo, Edição 2082, p. 24, 15 out. 2009.
PROPOSTA DE REDAÇÃO - CONCURSO POLÍCIA MILITAR - PR - 2010
Com base na reportagem, elabore um texto dissertativo cujo foco seja a contribuição que podemos deixar aos nossos jovens em relação a ética e cidadania.
PONTOS INTERPRETATIVOS


3.1 EXERCÍCIO

Depois de ler o texto e analisar os trechos grifados, percebendo sua importância e considerando os pontos interpretativos previamente apontados, DESENVOLVA os "pontos elaborativos" como se você fosse escrever o texto pedido.

PONTOS ELABORATIVOS


4 PROPOSTA DA SEMANA

TEXTO 01


TEXTO 02

Andamos demais acomodados, todo mundo reclamando em voz baixa como se fosse errado indignar-se.
Sem ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um  país rico, de gente boa e cordata, com natureza (a que sobrou) belíssima e generosa, sem fantasiar nem botar óculos cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo com a gente.
Tenho medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando bonita a ignorância eloqüente, engraçado o cinismo bem-vestido, interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos — não malabaristas, mas palhaços.
LUFT, L. Ponto de Vista. Veja. Ed. 1988, 27 dez. 2006 (adaptado)

TEXTO 03

Qual é o efeito em nós do "eles são todos corruptos"?

As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro. "Eles são TODOS corruptos" é um pensamento que serve apenas para "confirmar" a "integridade" de quem se indigna.
O lugar-comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão.
O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.
CALLIGARIS, C. A armadilha da corrupção. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br (adaptado)
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema:

"O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL"

Apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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