sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

NOVOS ELEMENTOS (Nomes aprovados)


Os nomes propostos em junho para quatro novos elementos da tabela periódica foram aprovados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, sigla em inglês) nesta quinta-feira, 1o de dezembro. Os novos elementos, Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og) são agora oficialmente parte da tabela periódica, cujos números atômicos são,respectivamente, 113, 115, 117 e 118.
Com a adição destes quatro elementos, o sétimo período da tabela periódica foi finalmente concluído. Qualquer novo elemento descoberto no futuro exigirá uma linha adicional, o 8° período..
                 Três dos novos elementos — Nihonium (Nh), Moscovium (Mc) e Tennessine (Ts) — foram nomeados de acordo com os lugares onde foram descobertos, ou seja, Japão (Nihon, em japonês), Moscou (Rússia) e Tennessee (EUA). O quarto, Oganesson (Og), recebeu o nome do cientista nuclear russo Yuri Oganessian.
Hora de comemorar!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

LIPÍDIOS

Os lipídios são compostos orgânicos insolúveis em água. Dissolvem-se bem em solventes orgânicos como o éter e o álcool. A estrutura química molecular dos lipídios é muito variável. Vamos dar a você uma noção da composição química de óleos e gorduras e alguns dos principais componentes desse grupo.

São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA. 

Óleos e gorduras – pertencem à categoria dos ésteres e são formados por meio da reação de umálcoolchamado glicerolcom ácidos orgânicos de cadeia longa, conhecidos como ácidos graxos. A exemplo do que ocorre com os carboidratos, a reação do glicerol com os ácidos graxos é de condensação, havendo liberação de moléculas de água.

Como o glicerol é um triálcool (possui três terminações OH na molécula), três ácidos graxos a ele se ligam, formando-se o chamado triglicerídeos. Nos seres vivos, existem diversos tipos de triglicerídeos, uma vez que são muitos os tipos de ácidos graxos deles participantes.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.

Lipídios simples 
Os lipídeos simples são formados por Carbono, Hidrogênio e oxigênio. 
Eles se dividem em dois grupos: 
1. Triglicérides ou glicerídeos – é formado quando o álcool é o glicerol. 
2. Ceras ou Cerídeo– é formado quando o álcool tem um peso eminente. 

Lipídios Complexos
Além do Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, nos lipídeos complexos também há nitrogênio, fósforo entre outros.
Existem dois tipos de lipídeos complexos:
1. Fosfolipídeos – completam as membranas celulares. É proveniente de fosfórico do glicerol.
2. Esfingomielina – é encontrada nos animais, e responsável por produzir a bainha de mielina, que rodeia o axônio dos neurônios.

Esteróides 
Os esteróides são lipídios formados pelo colesterol. Agem no organismo como hormônios, e também tem uma função estrutural, por isso é um componente essencial para os organismos.
Portanto, as glândulas sexuais, como a testosterona, o estradiol são esteróides.

As funções dos lipídios 
1. Homeotermia – preserva o organismo das temperaturas baixas, mantendo-a constante. 
2. Armazenamento – permite o armazenamento de energias. 
3. Energética – liberam a energia quando necessária. 
4. Estrutural- os lipídeos estruturais estão relacionados às proteínas.

Fonte: 

CARBOIDRATOS

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.




Os de constituição mais simples, denominados monossacarídeos, possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.

Dissacarídeos são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.

Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.



domingo, 20 de novembro de 2016

AMINOÁCIDOS

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido da seguinte forma:


Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos.
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Leia mais: 

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

LISTA DE EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO QUÍMICO (Prof.: Renato)


Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana
Discente: Renato Ceconi Leone Moreira
Lista de exercícios

01. O que é equilíbrio químico? O que é uma reação reversível?

 02.O que são equilíbrios homogêneos? E heterogêneos?

03. Escreva as expressões matemáticas de constante Kc e Kp dos seguintes equilíbrios  abaixo:
 a) N2O(g) ↔ 2 NO(g)
 b) CaCO3(s) ↔   CO2(g) + CaO(s)
 c) WI(g) ↔  W(s) + 3I(g)  

04. A 1.200 ºC, Kc = 2  para a reação 2 NO2 (g)   ↔  2 NO (g) + O2 (g). Determine a concentração mol/L do NO2, quando [O2] = 1,5 mol/L; [NO] = 2 mol/L.

05. O pentacloreto de fósforo é um reagente muito importante em Química Orgânica. Ele é preparado em fase gasosa através da reação: PCl3 (g) + Cl2 (g)  ↔  PCl5 (g). Um frasco de 1 L contém as seguintes quantidades de equilíbrio, a 200 ºC: 0,1 mol de PCl5; 0,6 mol de PCl3; e 0,01 mol de Cl2. Calcule o valor da constante de equilíbrio, em (mol/L), a essa temperatura.

06. Enuncie o princípio de Le Chatelier.

07. Quais são os fatores capazes de deslocar um equilíbrio químico?
 Em um equilíbrio homogêneo, qual é a consequência da adição de um reagente? E a da retirada de um reagente? 

08. Para o sistema em equilíbrio: COCl2 (g)   ↔  CO (g)  +  Cl2 (g)     ΔH= +18  kJ
O que acontecerá quando:
 a) Aumentar a concentração de  COCl2 ?
 b) Aumentar a concentração de CO?
 c) Aumentar a concentração de Cl2?
 d) Aumentar  a Pressão?
 e) Diminuir a Pressão?
 f) Diminuir a concentração de  COCl2 ?
 g) Diminuir a concentração de  CO?
 h) Diminuir a concentração de Cl2?
 i) Aumentar a temperatura?
 j) Diminuir a temperatura?

09. O metanol, CH3OH, é utilizado como combustível e pode ser obtido pela interação entre monóxido de carbono, CO, e gás hidrogênio, H2.
     CO(g) + 2 H2(g)  ↔  CH3OH(g)            ΔH= +92 kJ.
10. Para aumentar o rendimento da formação de metanol, qual(is) procedimento(s) seria(am) adequado(s)?

11. Considere o equilíbrio:
2 H2S(g) + 3 O2(g)    ↔ 2 H2O(g) + 2 SO2(g)          ΔH= -247,85 kcal.
 O  que ocorrerá com a concentração do SO2(g), quando o equilíbrio for alterado      apenas por: 
a)       Remoção de H2S(g);
b)     Aumento de temperatura;
c)     Aumento de pressão;
d)    Adição de oxigênio;


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O PROCESSO HABER-BOSCH

O PROCESSO HABER-BOSCH

            Um dos grandes desafios da humanidade é criar soluções cada vez mais eficazes para produção de alimentos em larga escala. Ao longo do tempo descobriu-se que as plantas necessitam de certos alimentos para crescerem. Elas utilizam basicamente de O2, H2 e CO2 presentes em quantidades abundantes na agua do solo e no ar atmosférico. Além desses elementos as plantas exigem uma porção mínima de outros elementos como N, P, K que também são retirados do solo. Porém, muitos solos apresentam quantidades insuficientes de N, P, K dificultando ou impedindo o crescimento saudável da planta. Eles se tornam então os elementos limitantes. Se o solo não tiver uma quantidade mínima de N, P, K a planta simplesmente não cresce.
            Em nosso planeta não há quantidades suficiente de terras para plantarmos alimentos para todos. Na busca de uma solução muitos cientistas estudaram possiblidades de enriquecer o solo, era preciso expandir a superfície fértil da terra, aumentando a disponibilidade dos elementos limitantes.
            Estes pesquisadores descobriram que estes elementos limitantes deveriam estar em uma forma biodisponível, ou seja em uma forma capaz de ser absorvida pelas plantas, o N2 por exemplo. Embora haja muito N2 na atmosfera, ele se apresenta na forma de nitrogênio molecular onde não pode ser aproveitado pelas plantas. Assim foram desenvolvidos os adubos ou fertilizantes, produtos que normalmente contem KNO3 e Ca3(PO4)2.
            Os depósitos naturais de guanos e salitres surgiram como primeira solução. Guano é um resíduo de fezes de aves marinhas que são depositadas ao longo de milhares de anos formando verdadeiras ilhas na costa do Peru.
            Já o salitre são minas de KNO3 existentes no norte do Chile, tais fontes foram intensamente exploradas na segunda metade do século XIX, mas não durariam muito.
            No final do século XIX, cientistas renomados como William Crookes já alertavam que essas fontes de fertilizantes não renováveis iriam se esgotar. Nesta época a Inglaterra monopolizava o comércio desses produtos, por esses motivos a pesquisa por alternativa de fertilizantes passa a ter um valor altamente estratégico para outros países. Um deles é a Alemanha recém unificada, a Alemanha estava extremamente preocupada em construir sua hegemonia tanto política quanto econômica. Outro interesse da Alemanha pela pesquisa era o fato dos nitratos entrarem na formulação dos explosivos.
            Observando que os raios apresentavam a combinação do N2 e O2 da atmosfera procurou-se fazer o mesmo com altas correntes elétricas, industrialmente, mas era um processo muito caro. É neste cenário que surge Fritz Haber, o homem que realizou a síntese da amônia de maneira a produzir em escala industrial a partir do N2 e H2 abundantemente disponíveis. Essa reação química parece simples, mas não é. Transformar uma molécula de N2 e de 3H2 em 2NH3 é tecnicamente muito complexo porque necessita de altas pressões e temperaturas.
         Ele estudou tudo isso cuidadosamente, junto com a sua equipe construiu um recipiente resistente a altas pressões, onde novas válvulas foram desenvolvidas, vários catalisadores foram investigados e finalmente um sopro de amônia escorreu em seu reator.
            Ostwald, Le Chatelier, Nernst e grandes cientistas da época tentaram realizar a síntese. Todos sabiam que a reação precisava de altas pressões e temperaturas elevadas e que catalisadores deveriam ser usados.
Trabalhando com a equação química da formação de amônia,


            Haber sabia que a remoção de calor deveria favorecer a formação de amônia. Mas na realidade Haber foi incapaz de detectar a formação de traços de amônia, sendo que isso indicava que a velocidade de reação direta era extremamente lenta. Haber também sabia que 4 volumes molar se tornavam 2 volumes molar nesta reação direta o que tende a diminuir a pressão no recipiente. Ele incentivou essa reação aplicando mais pressão no sistema para “espremer” a amônia. Isso resultou em um fracasso. Mesmo sob centenas de atmosferas de pressão e temperaturas baixas, ele foi incapaz de produzir um sopro de amônia, nem Haber e nem a Alemanha tinham tempo de esperar uma reação tão lenta.
            Haber percebeu que a adição de calor acelera todas as reações, se não houvesse um produto para interferir a reação, teria só um sentido. A presença do produto amônia certamente não era o problema no inicio, de modo que uma temperatura elevada poderia ser usada pra produzir amônia.
            O inimigo de Haber era a amônia em si, quando ela aumentava em quantidade, o calor começava a favorecer a reação inversa, de volta para o nitrogênio e hidrogênio até que um equilíbrio fosse atingido com apenas uma pequena quantidade de amônia presente.
            Se só era possível produzir um pouco de amônia, Haber resolveu produzi-la rapidamente e ele descobriu que o Ósmio e Urânio eram os catalisadores que produziam o maior aumento de velocidade da reação. Com estes dados Haber foi capaz de calcular que era possível atingir um compromisso com a velocidade de reação e a concentração do produto na mistura de gases.
            A uma pressão de 200 atm e a uma temperatura de 600ºC, ele produziu 100 cm3 de amônia e quase um rendimento de 8%. Mas a velocidade da reação tornava o processo comercialmente inviável.
            O trabalho de Haber teve o sucesso de unir ciência e tecnologia. Os interesses científicos da academia se juntaram aos interesses comerciais da indústria química que financiou seu trabalho. O uso do catalisador permitiu que sua reação ocorresse em temperaturas e pressões muito elevadas, mas possíveis de serem usadas na produção industrial e foi um trabalho em equipe.
            O processo de Haber foi levado à escala industrial pelo engenheiro Carl Bosch onde ambos desenvolveram um método viável para a síntese da amônia. Haber melhorou as condições da reação enquanto Bosch a adaptou para ser produzida em escala industrial. Portanto a Alemanha poderia a partir da amônia fabricar seu nitrato para fertilizar suas terras e produzir seus explosivos. 
 

            Isso viabilizou a produção dessa substância tão importante. O processo de síntese de amônia foi batizado de processo Haber-Bosch. Ele foi considerado tão importante que o cientista recebeu o premio Nobel de química no ano de 1918
            Os fertilizantes fabricados neste modo proporcionaram um enorme avanço na agricultura em grande escala e hoje bilhões de pessoas podem encontrar o que comer graças ao trabalho de Fritz Haber. Sem duvida se não houvesse a produção de amônia a produção agrícola seria muito menor, além disso, a amônia é muito utilizada para a produção de explosivos, medicamentos, polímeros e muitos outros compostos.
            Além de grande cientista, Haber era um nacionalista extremo e usou seu conhecimento na produção de armas químicas onde milhares de pessoas morreram por isso.
            Haber entendia que como cientista era dever seu usar seu conhecimento para ajudar seu país vencer a guerra. Einsten que era um grande amigo de Haber discordava dele e mantinha uma postura pacifista.
            A Alemanha perde a guerra e Haber é acusado de criminoso de guerra e se exila. Suas experiências com armas químicas e gases mortais revelam um paradoxo entre o conhecimento e a ética.
            Quando Haber retorna a Alemanha, seu instituto de físico-química em Berlin se torna o centro mais avançado do mundo neste campo, mas seu país está muito diferente.
            Com a ascensão do nazismo em 1933, todos os funcionários públicos de origem judaica são demitidos e passam a ser perseguidos. Haber era judeu e acaba morrendo em um exílio na Suíça em 1934 extremamente amargurado. Seu país a quem Haber tanto se dedicou acabou por renegar seu conhecimento como igual.
            Portanto compreender como se dão as reações químicas é fundamental para podermos controlá-las e obter os resultados que desejamos. Muito dos trabalhos atuais dos cientistas conhecidos como químicos são dedicados a essa compreensão. A aplicação do conhecimento científico ainda é imprevisível. Hoje a utilização intensa dos fertilizantes na agricultura e o próprio modelo de agricultura baseado nos fertilizantes são causas de preocupação pelo impacto ambiental que promovem.
            Derrubadas de florestas, esgotamento e poluição do solo e da água doce, como evitar esses impactos?
            Como manter uma produção sustentável desses alimentos em grande escala para uma população que não para de crescer?

            Encontrar essas respostas voltou a ser um dos nossos grandes desafios. A ciência é viva e evolui para tentar compreender melhor a natureza e ninguém sabe o que futuro fará com o que sabemos hoje, afinal tudo se transforma, até mesmo o conhecimento. 
Referência:
ARAÚJO, M.C. ; BALDINATO, J.O. A síntese de amônia: uma proposta de estudo histórico para a formação de professores de química vinculada ao Prêmio Nobel de Fritz Haber. Revista História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces. São Paulo, Volume 11, pg. 91-129, 2015.
Disponível em: file:///C:/Users/Seven/Downloads/nobel%20(2).pdf
Resumo elaborado por:  Renato Ceconi Leone Moreira

terça-feira, 2 de agosto de 2016

LISTA DE EXERCÍCIOS – CINÉTICA QUÍMICA
01.  Realizou-se a reação de decomposição do ácido carbônico: H2CO3  H2O + CO2. Mediu a concentração em quantidade de matéria de gás carbônico nos tempos 10s e 20s e obteve o seguinte resultado em mol/L:  10s : 0,2 Mol/L           20s : 0,8 Mol/L .  Qual a velocidade média dessa reação no intervalo de 10s a 20s?     
                                                                                                                                                                 02.  Explique:  Cinética química. Energia de Ativação . Velocidade da Reação. Estado Ativado.                                                                                                                                                                               03.  Para uma dada reação química, expressa como A à  B, sabe-se que a concentração de A se reduz à metade em cada intervalo de tempo de 30 min. Se a concentração inicial de A for de 1M, após quanto tempo ela atingirá o valor de 0,125M?     
                                                                                                                                                                    04. Quais os fatores que interferem na velocidade de uma reação química?

05. Considere o gráfico da reação e responda os quesitos a seguir:






   a) Qual a energia das moléculas reagentes e a das moléculas dos produtos?

b) Qual a energia de ativação?


   c) Qual o tipo da reação em questão? Por quê?

d) Qual a energia liberada ou absorvida pela reação?


06. Observe o gráfico abaixo, que representa o diagrama de energia  de uma reação sem catalisador e com catalisador.




a) Qual o valor  da energia de ativação para a reação ?
b) A reação é exotérmica ou endotérmica?
c) Qual curva indica energia de ativação da reação sem catalisador?

d) Qual a função do catalisador na velocidade de uma reação?



07.Explique:  Regra de Van't Hoff. E Colisão Efetiva


08. Escreva a equação da velocidade para:
      a) C2H2 + 2H2 C2H6       
     b) Cl+ H2   2HCl
     c)  2 O3 3 O2
     d)  H2    + O H2O2    

9.  A equação X + 2 Y à XY . Qual o valor da constante de velocidade, para a reação acima, sabendo que, quando a concentração de X é 1 M e a concentração de Y é 2 M, a velocidade da reação é de 3mol/L-1.m ?

10. Para a reação A(g) + B(g) à 2C(g) A lei da velocidade é V = k . [a] [b].  Se reduzirmos simultaneamente a concentração de A e B à metade, o que acontecerá com a  velocidade da reação? 

segunda-feira, 11 de julho de 2016

LISTA DE EXERCÍCIOS CINÉTICA QUÍMICA

01. Analisemos, então, o que ocorre com a reação C2H2 + 2H2 à C2H6. Um químico, medindo a quantidade de matéria de etano (C2H6) em função do tempo e nas condições em que a reação se processa, obteve os seguintes resultados:


Tempo (min)
Quantidade de matéria (em mols) de etano formada
0
0
4
12
6
15
10
20
Calcular a velocidade média dessa reação nos intervalos  de tempo: 0 a 4 min; 0 a 6 min; 0 a 10 min; 4 a 6 min; 6 a 10 min; 4 a 10 min.


02. Seja a decomposição de água oxigenada: 2H2O2  à  2H2O + O2. Em dois minutos, observa-se uma perda de 3,4g de água oxigenada. O que poderia apressar a velocidade de decomposição?

03..  Realizou-se a reação de decomposição do ácido carbônico: H2CO3 à H2O + CO2. Mediu a concentração em quantidade de matéria de gás carbônico nos tempos 10s e 20s e obteve o seguinte resultado em mol/L:   10s : 0,2 Mol/L           20s : 0,8 Mol/L .  Qual a velocidade média dessa reação no intervalo de 10s a 20s?

04.  Explique:  Cinética química. Energia de Ativação . Velocidade das Reações.

05.  A combustão do gás de cozinha é uma reação exotérmica, porém só se inicia ao receber energia externa como, por exemplo, a da chama de um palito de fósforo. Como é chamada a energia fornecida pelo palito?

06.. Quais os fatores que interferem na velocidade de uma reação química?

07.Considere o gráfico da reação e responda os quesitos a seguir:

 a)  Qual a energia das moléculas reagentes e a das moléculas dos produtos?

b)  Qual a energia de ativação?


   c)  Qual o tipo da reação em questão?  Por quê?

d)  Qual a energia liberada ou absorvida pela reação?

08.. A reação NO2(g) + CO(g)   à  CO2(g) + NO(g)
Ocorre em duas etapas:
1ª ETAPA ­ NO2(g) + NO2(g)   à  NO(g) + NO3(g) (lenta)
2ª ETAPA ­ NO3(g) + CO(g) à CO2(g) + NO2(g) (rápida)
a) Qual a  lei de velocidade para a reação ?
b) O que acontecerá se triplicarmos a concentração dos reagentes?

09.Observe o gráfico abaixo, que representa o diagrama de energia  de uma reação sem catalisador e com catalisador.


a) Qual o valor  da energia de ativação para a reação ?
b) A reação é exotérmica ou endotérmica?
c) Qual curva indica energia de ativação da reação sem catalisador?

d) Qual a função do catalisador na velocidade de uma reação?

10. Considere a seguinte reação química: N2(g) + 2O2(g) à 2NO2(g), em que a velocidade da reação obedece à equação:  V = K [N2][O2] . Triplicando a concentração mol/L de gás nitrogênio e duplicando a concentração mol/L de gás oxigênio e mantendo as demais condições constantes, o que acontecerá com  a velocidade da reação?

11. Considere o gráfico ao lado, referente aos diagramas energéticos de uma reação química com e sem catalisador.
a) A reação é exotérmica  ou endotérmica?
b) O que significa a Curva B  e a Curva A ?
c) O que é  energia de ativação ?

12.  Explique a Regra de Van't Hoff.

13.Explique o que é uma colisão efetiva.

14. Escreva a equação da velocidade para:

     a) C2H2 + 2H2 à C2H6
     b) Cl+ H2   à 2HCl
     c) Cl + NO2Cl  à  NO2 + Cl2
     d)  H2    + O2 à H2O2

15..  A equação X + 2 Y à XY‚ representa uma reação, cuja equação da velocidade é:
v = k [X] [Y]. Qual o valor da constante de velocidade, para a reação acima, sabendo que, quando a concentração de X é 1 M e a concentração de Y é 2 M, a velocidade da reação é de 3mol/L-1.m ?

16. Para uma dada reação química, expressa como A à  B, sabe-se que a concentração de A se reduz à metade em cada intervalo de tempo de 30 min. Se a concentração inicial de A for de 1M, após quanto tempo ela atingirá o valor de 0,125M?

17. Considere a reação: 2N2O à 4NO2 + O2. Admita que a formação de gás oxigênio tem uma velocidade  igual a 0,05 mol/s.Determine a valor de K, sabendo que  [N2O]=1 mol/L.
18. Em uma aula de laboratório de química, foram realizados três experimentos para o estudo da reação entre zinco e ácido clorídrico.

a)     Qual experimento deve ter ocorrido com menor tempo de reação? Justifique.

b)    O que acontecerá quando adicionar um catalisador aos experimentos?

19.  Para a reação A(g) + B(g) à 2C(g) A lei da velocidade é V = k . [a] [b].
Se reduzirmos simultaneamente a concentração de A e B à metade, o que acontecerá com a  velocidade da reação?

20. Para remover uma mancha de um prato de porcelana fez-se o seguinte: cobriu-se a mancha com meio copo de água fria, adicionaram-se algumas gotas de vinagre e deixou-se por uma noite. No dia seguinte a mancha havia clareado levemente.
Usando apenas água e vinagre, sugira duas alterações no procedimento, de tal modo que a remoção da mancha possa ocorrer em menor tempo. Justifique cada uma das alterações propostas.

21. Explique os seguintes fatos experimentais:
a) Limalha de ferro dissolve-se mais rapidamente em ácido clorídrico se a mistura for submetida à agitação.

b) A decomposição de uma substância é mais rápida a 90°C de que a temperatura ambiente.

22. Diferenciar catalisadores de inibidores.