domingo, 30 de agosto de 2015

ÉSTERES NO DIA A DIA


Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.


Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.



Essências
Ésteres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Este produto de ésteres é muito usado em indústrias de alimentos, ele permite a atribuição de diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.


Sabe aquele sabor e aroma de frutas que encontramos em gomas de mascar, refrescos artificiais, gelatinas, bombons, qual a substância responsável por este efeito? São as essências de ésteres, os flavorizantes também conhecidos como aromatizantes. Veja os exemplos:



Antranilato de metila: alimentos com sabor artificial de uva possuem esse aromatizante do grupo de ésteres, os refrescos de uva são um exemplo.







Acetato de pentila: constituinte do aroma artificial de banana.


Etanoato de butila: essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar.


Butanoato de etila: esse éster confere o aroma de abacaxi a alimentos.


Metanoato de etila: é responsável pelo aroma artificial de groselha.


Acetato de propila: o sabor artificial de pêra das gomas de mascar se deve à presença deste éster.


Como se vê, existe uma variedade enorme de ésteres sendo usados nas indústrias alimentícias, agora vejamos outra forma de éster:


Óleos 


Os produtos derivados de ésteres neste estado são muito usados no nosso dia-a-dia. Também na forma de gorduras, estão presentes em nossa alimentação, a seguir exemplos de ésteres na forma de óleos e gorduras:


Éster dos ácidos linoléico e oléico: óleo de soja presente na refeição diária.


Os ésteres que derivam apenas de um álcool, como a glicerina ou propanotriol, como o próprio nome já diz, trata-se de um álcool com três hidroxilas, a reação acontece com três ácidos, sendo assim, o produto será um triéster. Esse produto corresponde ao óleo de soja, já citado, azeite de oliva, manteiga ou margarina.


Estearina: é encontrado na gordura animal conhecida como sebo, é matéria prima para a fabricação de sabonetes e sabões.







Mais uma forma de ésteres:


Ceras 


Quando álcoois com elevado número de carbonos reagem com ácidos surge uma nova forma de ésteres; as ceras. As mais conhecidas são a cera de abelha e a cera de carnaúba, elas servem para fabricar velas, graxas para sapatos, ceras para pisos, entre outras.


Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


SOUZA, Líria Alves De. "Ésteres"; Brasil Escola. Disponível em http://www.brasilescola.com/quimica/esteres.htm   . Acesso em 30 de agosto de 2015.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

2ª FEIRA DE CURSOS DA UFPR

             
A Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul realizou hoje (28/08) a 2ª. Feira de Cursos e Profissões . Com   objetivo do evento é oferecer informações completas para a escolha do jovem que busca sua formação superior, por meio da interação com estudantes e professores da UFPR. O Colégio Estadual Nilo Cairo esteve presente com três ônibus com alunos do terceiro ano do Ensino Médio e do quarto ano do Magistério, acompanharam os alunos o diretor Prof.: João Luiz Calegari , os professores Tiago, Madalena, Rosa,  Helena, Angélica e Paulo Vaz.      
Os alunos participaram  de todos os momentos oferecidos  pelo evento, das atividades, das demonstrações práticas  e obtiveram todas as informações sobre a instituição, demonstrando interesse e curiosidade.
Também  puderam conhecer os s cursos  oferecidos de UFPr Jandaia do Sul (Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação).



quinta-feira, 27 de agosto de 2015

EQUILÍBRIO QUÍMICO I

Equilíbrio químico é uma reação reversível, na qual a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Consequentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.




CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
A rigor, todas as reações químicas são reversíveis, isto é, ocorrem simultaneamente nos  dois sentidos (direto e inverso).
Reagentes → Produtos
     Produtos Reagentes


Sejam V1 e V2 as velocidades das reações dire­ta e inversa, respectivamente. 

    Supondo que essas reações sejam elementares, temos:
V1 = K1 [A] [B]     e      V2 = K2 [C] [D]
No instante em que V1 = V2, dizemos que o sis­tema atingiu o equilíbrio. A partir desse instante, o sistema constitui um equilíbrio químico.
Variação entre velocidade e tempo. No equilíbrio, velocidades se igualam.

O estado de equilíbrio, mesmo com o sistema aparentando estar parado, as reações diretas e inversas continuam a ocorrer, com velocidades iguais. Por isso as concentrações das substâncias permanecem constantes.
Por exemplo, na reação de produção de amônia:
 N2(g) + 3 H2(g) ⇔ 2 NH3(g)  ∆H = – 92 kJ


 No equilíbrio, as concentrações de produtos e reagentes são constantes.
        Consideremos o equilíbrio representado pela equação geral:





     Supondo que as reações nos dois sentidos sejam elementares, temos: 
   
   v1 = k1 [A]a [B]b                   v2 = k2 [C]c [D]d
   
     Equilíbrio → v1 = v2 → k1 [A]a [B]b = k2 [C]c [D]d


 Kc = constante de equilíbrio

A expressão da constante de equilíbrio (Kc) é a lei da ação das massas.

Na dedução da expressão do Kc considera-se  que as reações nos dois sentidos são elementares.

A constante de equilíbrio recebe nomes particulares, de acordo com o nome da reação envolvida.

Por exemplo: Kc  ;  Kp ;  Ki ;  Ka;  Kb ;   Kw

 Conclusão:

Quanto maior o valor da constante de equilíbrio (Kc), mais completa é a reação no sentido direto, e vice-versa.

O valor do Kc varia muito de um equilíbrio para outro.

Para um mesmo equilíbrio, o valor de Kc varia com a temperatura, mas não varia com a concentração das substâncias participantes, nem com a pressão.

Ex.:   expressão da lei da ação das massas, aplicada aos equilíbrios seguintes, ou seja, a expressão das respecti­vas constantes de equilíbrio (Kc).

Reação direta
 
Reação Inversa



Reação com Substância Pura Líquida ou Sólida (Kc)



Constante de Equilíbrio em Função das Pressões Parciais (Kp )



Resumindo...
Fase sólida não são representadas (não interferem no estado de equilíbrio).

Expressão genérica para Kc:




Fatores  que afetam o Estado de Equilíbrio

Deslocamento do Equilíbrio –   É toda e qualquer alteração da velocidade dareação direta ou da reação inversa, causando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio químico.

Estas modificações podem ser:
- Concentração de reagentes e produtos
- Pressão
- Temperatura
- Presença de catalisador

Princípio de Le Chatelier
É possível prever o que acontece com a reação, de acordo com a alteração que é feita.

Enunciado de Le Chatelier:


“Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, procurando minimizar a ação do fator aplicado.” 

Efeito da Concentração
Um aumento em qualquer das concentrações resulta em um deslocamento de equilíbrio para o outro lado. 
A retirada de alguma substância provoca o deslocamento para o seu lado. 



Efeito da Temperatura




Efeito da Pressão


                              


Influência da Presença de Catalisador



A presença de um catalisador não altera o valor da Kc.
O catalisador não  alteram o rendimento da reação.

Altera tanto na reação direta como na reação inversa.

ermite apenas, que a situação de equilíbrio seja atingida mais rapidamente. 






domingo, 23 de agosto de 2015

NOMENCLATURA ORGÂNICA - REVISÃO PARA A PROVA

1) ÁLCOOIS:

2) ENÓIS

                                                                                    ETENOL

3) FENÓIS


4) ALDEÍDOS

5) CETONAS


6) ÁCIDOS CARBOXÍLICOS


Sites consultados:





CURSO DE ORATÓRIA FASE II

Atenção Inscritos:

A II fase do curso de oratória aconterá dia

25/08(Terça- feira). 

Horário: 19h 30min.

Local: Salão Nobre.

Você sabe o que significa a palavra “biodegradável”?

Atenção!!! Material extramamente interessante, informações precisas  sobre mio ambiente, sustentabilidade,  e o significado de biodegradável.

Ouvimos todos os dias no noticiário informações sobre sustentabilidade, conservação do meio ambiente e tantas outras. Mas você sabe o que é ser biodegradável? Qual a importância dos produtos biodegradáveis? O que causam para o meio ambiente? Vamos conhecer a resposta para todas essas perguntas aprendendo sobre o que devemos usar e comprar e como podemos ajudar o meio ambiente!
Definição de Biodegradável
Existe uma grande diferença entre ser biodegradável e não biodegradável, não é mesmo? Vamos entender primeiramente o que é a palavra “biodegradável”.
Se separarmos a palavra “bio” que significa vida e “degradar” que significa deteriorar ou diminuir gradativamente, entendemos que biodegradável seria a vida em deterioração; mas de acordo especialistas a palavra biodegradável é o termo dado para a decomposição natural de materiais no ambiente. Essa decomposição pode ser feita também com a ajuda de bactérias e fungos. Os produtos feitos de forma biodegradável utilizam materiais renováveis (são recursos naturais em que suas fontes são retiradas da natureza e entendemos como fontes inesgotáveis que se regeneram ou que se recompõe de forma contínua e rápida). Entendemos como recursos renováveis, o vento, a água, as ondas do mar, as árvores e etc. O produto biodegradável possui em sua composição componentes naturais de plantas e animais . Esse tipo de produto é benéfico ao meio ambiente.

Para entendermos melhor, vamos exemplificar um material biodegradável: o papel. O papel é feito da madeira das árvores, que após serem retiradas da natureza outras devem ser plantadas em sua substituição. O papel é um material natural que pode ser perfeitamente reciclado retornando para a natureza de forma natural e até mesmo em forma de papel novo. Várias outras plantas estão sendo estudadas em substituição a produtos químicos, diminuindo a degradação e poluição do meio ambiente.
Quando alguns produtos não degradáveis estão em decomposição em aterros sanitários eles emitem gases que podem prejudicar e causar ainda mais o efeito estufa na camada de ozônio.
Como podemos ajudar o meio ambiente?


No Brasil, na maioria dos estados, várias leis foram aprovadas determinando o uso de sacos ecológicos ou biodegradáveis, as conhecidas “sacolinhas”, com o objetivo de amenizar os impactos causados no meio ambiente. Esses sacos são feitos de materiais que se decompõe em contato com a luz, a umidade e o oxigênio. Todos os estabelecimentos como padarias, supermercados, drogarias, lojas tiveram que se adequar as novas regras.

Já podemos ajudar o meio ambiente na hora das compras utilizando produtos biodegradáveis como utensílios da cozinha, sabão, detergentes, plásticos, sacos plásticos, limpadores, entre muitos outros, além de reciclar o que for possível.

Fonte:

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CHUVA ÁCIDA


O que é? Quais os seus efeitos? Onde ocorre? O que causa ao homem e ao meio ambiente?




Acesse:http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/

É SEGURO REUTILIZAR AS GARRAFINHAS PLÁSTICAS DE ÁGUA?

Garrafinhas plásticas escondem contaminação, alerta microbiologista

                                                                                        (Foto: Reuters)
Quem nunca teve uma garrafinha plástica com água no escritório, academia ou escola que atire a primeira pedra.
O hábito cada vez mais frequente de reutilizar esses recipientes para manter o corpo sempre hidratado esconde o risco da contaminação.
Segundo artigo publicado no periódico Practical Gastroenterology, os próprios produtores de água comercialmente engarrafada não recomendam a reutilização das garrafas. 
Ainda de acordo com o texto, "o desgaste cotidiano provocado pela reutilização e as lavagens repetidas podem levar à deterioração física do plástico, com o surgimento de rachaduras. Bactérias podem alojar-se nesses espaços, gerando riscos à saúde".
Para Cassiana da Costa Ferreira Leite, mestre em Microbiologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), as garrafinhas plásticas devem ser descartadas após o primeiro consumo:
As garrafinhas plásticas de água mineral podem ser reutilizadas?

Mesmo sendo um hábito correto do ponto de vista da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, as garrafas plásticas descartáveis não foram feitas para serem usadas mais de uma vez, podendo trazer danos à sua saúde. Um dos principais problemas da reutilização destas garrafas é a contaminação bacteriana pela deterioração do plástico, surgimento de rachaduras e fendas que podem abrigar microrganismos tais como bactérias e fungos.
A exposição da garrafa ao sol ou calor (guardada dentro de carros, por exemplo) pode causar contaminação?

Sim, há crescimento e proliferação de microrganismos em garrafas que permanecem tanto em temperatura ambiente por muito tempo quanto no calor do interior dos automóveis. Bactérias crescem na presença de umidade e temperaturas adequadas - condições presentes nas garrafas não lavadas e reaproveitadas.
Se consumirmos uma bebida guardada em uma garrafa contaminada, qual tipo de sintomas podem surgir?

Podem surgir sintomas de intoxicação alimentar tais como náuseas, vômitos e diarréias. Nestes casos é indicado consultar o seu médico.
Qual recipiente seria o ideal para ser reutilizado para tomarmos água ou qualquer outra bebida?

Os recipientes mais indicados são as garrafas de vidro ou de aço inoxidável. Também podem ser utilizadas garrafas plásticas de polipropileno - material branco e sólido. Mesmo nestes casos, as garrafas devem ser constantemente lavadas com água e sabão e deixadas secar antes do uso. 

Cassiana da Costa Ferreira Leite é Coordenadora do setor de Microbiologia Clínica e Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório Richet. A especialista é mestre em Microbiologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, doutoranda em Microbiologia Clínica pela FCM-UERJ e possui MBA em Gestão de Saúde pela FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas).
Disponível em: 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS 1F

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

1.   Que tipo de ligação ocorre entre o hidrogênio (Z = 1) e sódio (Z = 11 )? Qual a fórmula          do composto obtido? Qual o tipo de ligação?

2.    Escreva as estruturas de Lewis para  as seguintes substâncias:
a) Amônia (NH 3)  b) Fosfina ( PH 3 )   c)  Metano ( CH 4 )
3.   Considere a ligação entre o hidrogênio (Z =1 ) e o flúor (Z =9 ).
       a)     Quais as fórmulas: eletrônica, estrutural e  molecular.
       b)    O tipo de ligação formada. 

4.   Por que o compartilhamento de elétrons   ocorre sempre aos pares? 
5.   Explique por que o Cl é uma espécie molecular estável.
6.   Diferenciar ligação Iônica de Ligação Covalente.
7.   Explique por meio de ligações a fórmula da água.  
8.   Para um elemento ser estável, deve apresentar 8 elétrons na camada de valência.               Esta      afirmação é verdadeira? 
     Todos os elementos químicos estão de acordo com      esta teoria? 
     Cite  exemplos para confirmar ou discordar desta afirmação.
9.  Explique e Exemplifique:  
     Ligação Covalente Normal; 
     Ligação Covalente Dativa.     
     Ligação  Iônica. 
     Ligação Metálica.

10 .Estabeleça e Classifique as ligações entre:
 a)   P   +  H      b)  Ca   + N       c)  Mg  + S          d)  H +  S          e)  C  + O  
 f)   Al + O         g)  Na + Cl        h)  H +   H            i)  Cl + Cl            j)   C+  H



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

VINAGRE É BOM PARA OS CABELOS?

                                                Colaboração de Giulianna Tavares 3º A




Neste post veremos o efeito do vinagre nos cabelos e dicas para seu uso em casa com diversas finalidades. 

Para detalhes acesse:

http://cabelosderainha.com.br/vinagre-e-bom-para-os-cabelos/


Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. O vinagre de maçã é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante.


Disponível: 
http://belezaesaude.com/vinagre-maca-pele-cabelos/