terça-feira, 22 de julho de 2014

PROJETO ENSINO MÉDIO INOVADOR

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Todas as atividades realizadas no decorrer do primeiro semestre foram focadas na resolução de problemas, visto que essa estratégia de ensino favorece a prática pedagógica, aumentando a participação do estudante, pois proporciona a contextualização.
Para tal vários equipamentos foram adquiridos, além de garantia de um espaço para o laboratório de matemática.


             Alguns dos materiais adquiridos par ao desenvolvimento   do projeto.


LEITURA E LETRAMENTO

A proposta do projeto é trabalhar o conteúdo estruturante da disciplina de Língua Portuguesa, o Discurso como prática social e seus conteúdos básicos e específicos de leitura, escrita e oralidade contidos nas Diretrizes Curriculares da rede pública de educação básica do Estado do Paraná. Com a leitura de clássicos literários e contemporâneos os alunos criaram blog(s) para postar, produzir e divulgar suas críticas através de artigos, resenhas, comentários, fóruns, bate-papo, fotos, vídeos entre outros. O professor aproveitará os conhecimentos que os alunos têm de informática, além de acrescentar outros, e também usará orientações de alguns sites para a produção desse material. Esta atividade desenvolve a prática de linguagem midiática favorecendo o multiletramento. Contribuindo assim para a construção de conhecimentos e formação de sujeitos mais críticos e pensantes sobre a sociedade da qual fazem parte.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA

Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. 
E examinai, sobretudo, o que parece habitual. 
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
                                                      (Bertold Brecht)


                                  Fotos dos experimentos

PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL
O colégio Estadual Nilo Cairo está composto de uma comunidade numerosa e bastante diversificada. Assim, cotidianamente, surgem situações que necessitam de análise, reflexão e rápidas tomadas de decisão, indicando que deve ser permanente o trabalho que suscite em todos a consciência cidadã e a vivência de valores como a solidariedade e o respeito.
Entendendo que este é um dos maiores apelos, não somente para nossa realidade, mas para todos aos educadores nesse início do século XXI, acreditamos que para que esta ação tenha maiores significados, seja imprescindível que conheçamos o processo histórico de nossa sociedade e a construção da identidade do povo brasileiro.
Na busca de incentivar o respeito com a diversidade, a solidariedade e a construção de um processo de ensino e aprendizagem que se posicione com as transformações sociais e na intenção de educar questionando sempre – que tipo de pessoa queremos ajudar a formar e para que tipo de sociedade construir, unimos as disciplinas de  História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa e Artes para desenvolver atitudes protagonistas em nossa comunidade escolar.

COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E USO DE MÍDIAS 

Iniciamos nosso trabalho da Exposição Agropecuária de Londrina – Expolondrina, no dia 09 de Abril de 2014. Durante a feira os alunos registraram os avanços tecnológicos apresentados em relação ao plantio de alimentos, cuidado com o meio ambiente e com a água. Na oportunidade trouxemos 30 mudas de palmito caiçaras e 30 mudas de palmitos pupunha para o plantio no Colégio. Em articulação com os conteúdos planejados de Geografia, os alunos selecionaram as temáticas para exploração e pesquisa. As temáticas selecionadas são:
 - Meio Ambiente, começa aqui, na escola!
 - Transporte público de Apucarana: é público ou privado?
 - Como fazer compostagem doméstica: passo a passo.
 - Homofobia debate.
 - Atividades culturais em Apucarana.
 - O que melhorou na saúde pública de Apucarana?


                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário