sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO

Fácil e instrutivo


Veja a figura. À esquerda, um béquer contendo solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2) a 6% (20 volumes). Nada ocorre. Ao centro, colocamos em outra solução idêntica um pouco de iodeto de potássio (KI). Ocorre produção de gás oxigênio (O2) devido à decomposição do H2O2 conforme reação que aparece no topo da figura. A solução também amarelece devido à oxidação parcial do iodeto (I-) a iodo (I2), seguido de reação deste com o iodeto remanescente, produzindo íons tri-iodeto (I3-). À direita, uma nova porção da mesma solução de H2O2 na presença de uma mínima quantidade de uma enzima chamada catalase. Mesmo assim, a decomposição do H2O2 é extremamente vigorosa.

Origem da imagem: 
General Chemistry: Principles, Patterns, and Applications, v. 1.0 (2 Autores: Bruce Averill e Patricia Eldredge, cap. 14.1

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

AS SUBSTÂNCIAS MAIS FEDORENTAS DA NATUREZA

Tampem os narizes...
Assim como a visão, o olfato foi um dos sentidos mais usados no passado para identificar substâncias desconhecidas, particularmente as voláteis e gasosas. Assim, muito da descrição dos odores de produtos químicos data desta época. Hoje, com a moderna metodologia de ensino de Química Analítica, é totalmente desaconselhável cheirar de forma intencional substâncias, as quais podem ser tóxicas e danosas à saúde. Só se admite cheirar de forma incidental um vapor ou gás usando a técnica de abanar com a mão o ar acima do dispositivo em que o produto a ser analisado se acha presente, numa capela. Se a substância volátil for desconhecida, não faça a percepção do cheiro nem mesmo dessa maneira. Na natureza, muitas substâncias com mau cheiro característico aparecem em determinadas circunstâncias, como descrevemos a seguir.
Aminas orgânicas voláteis como metilamina, etilamina etc. Estas dão o odor característico de peixes em decomposição, principalmente notado após mortandade de peixes em lagos ou rios. A principal substância responsável pelo odor dos peixes podres é a trimetilamina, (CH3)3N.
 Cadaverina  (1,5-diaminopentano). Esta diamina, juntamente com a sua colega putrescina (1,4-diaminobutano) é a responsável pelo cheiro de cadáveres em decomposição.
Sulfeto de hidrogênio (H2S) – caracteriza o cheiro de ovos podres devido à decomposição anaeróbica (em ausência de oxigênio) da albumina, a principal proteína do ovo, rica em aminoácidos sulfurados (cisteína, metionina). Felizmente, quando se percebe o cheiro do H2S, estamos ainda longe de sua concentração fatal (~10 mg/m3 ar). Você sabia que ovo podre é iguaria na China? E que odor do peido (nome pomposo – flautulência) é em grande parte devido ao H2S (também respondem pelo odor metano e tióis)?
 Seleneto de hidrogênio (H2Se) – tem cheiro de rabanete podre, sendo mais nauseabundo (e mais tóxico – dose fatal 1,5 mg/m3 ar) que o H2S. Não reclame disso, pelo menos já sabe que rabanete (fresco) é uma boa fonte natural deste oligoelemento em nossa dieta.
Ácido butírico (butanoico) – responsável pelo odor desagradável da manteiga rançosa. É formado após a ação de microorganismos sobre moléculas de gordura (triglicerídeos) presentes nesse alimento. Não nos esqueçamos de seus colegas ácidos capróico (hexanoico), caprílico (octanoico) e cáprico (decanoico), responsáveis pelo odor tão pouco sociável das cabras.
Tióis de baixa massa molecular. Tióis são os análogos dos álcoois em que o oxigênio é substituído pelo enxofre. Os mais voláteis (metanotiol, CH3SH, etanotiol, C2H5SH etc.) tem aquele odor particularmente terrível, sendo o responsável pelo cheiro oriundo do demônio da Tasmânia, gambá e outros animais que liberam uma secreção defensiva quando ameaçados por predadores; esta secreção contém tióis, que se cair nos olhos pode mesmo cegar o oponente.
Não pense que todo cheiro ruim advém de coisa ruim. Por exemplo, o gás liquefeito de petróleo (GLP) é odorizado com tióis em concentração controlada para que seja detectado um vazamento de gás no bujão ou na mangueira que leva ao fogão.
Embora não exista uma regra rígida, é comum que compostos orgânicos de nitrogênio, enxofre e bromo têm mau cheiro.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

GEOGRAFIA

Seja bem-vindo ao Só Geografia!



Você está acessando o site de geografia mais divertido do Brasil! Aqui, além de aprender geografia utilizando nossos materiais, você encontrará inúmeras páginas com curiosidades, jogos, bandeiras, hinos, exercícios, provas online, artigos e muito mais.

Definitivamente, este é o portal onde você "se localiza"!

FÍSICA

Seja bem-vindo ao portal Só Física!

...você está acessando o portal de Física que mais cresce no Brasil!
Aqui você encontrará inúmeras páginas com conteúdos, biografias, exercícios, curiosidades, jogos online, dicionário e muito mais.

Acesse: http://www.sofisica.com.br/

BIOLOGIA




Seja bem-vindo ao portal Só Biologia!
...você está acessando o portal de Ciências e Biologia que mais cresce no Brasil!
Aqui você encontrará inúmeras páginas com conteúdos, exercícios, provas online, jogos, curiosidades, notícias, glossário e muito mais.



QUÍMICA



Site com conteúdos, simulados, exercícios resolvidos, jogos dicionários.

Acesse:  http://www.soq.com.br/conteudos/


domingo, 24 de agosto de 2014

NOVA ORTOGRAFIA

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA
Saiba o que mudou na ortografia brasileira
Versão atualizada de acordo com o VOLP
por Douglas Tufano
(Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa)


O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.
Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.
Este guia foi elaborado de acordo com a 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009.
Acesse o guia:

sábado, 23 de agosto de 2014

As três maiores partículas subatômicas

Publicado por: Líria Alves de Souza em Química Geral


Os átomos são compostos de certas partículas subatômicas. Para a Química, as principais são: 

• Elétrons 
• Nêutrons 
• Prótons 
É válido lembrar que, não importa o elemento, as mesmas partículas subatômicas compõem o átomo. O que varia é o número de tais partículas em cada elemento. 
Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo. 

Cada partícula subatômica possui uma carga elétrica associada, ou seja, a matéria pode estar carregada eletricamente com carga positiva ou negativa, veja: 

• Elétrons: carga negativa 
• Nêutrons: carga neutra (nula) 
 Prótons: carga positiva 

Mas, considerando a carga total de um átomo, pode-se dizer que em geral ele é neutro, não possui carga. Um número igual de prótons e elétrons resulta num número igual de cargas positivas e negativas, portanto, elas se cancelam (se anulam). A menos, é claro, que esteja na forma de íons, neste caso, o átomo ganha uma carga positiva ou negativa. 
Outras considerações importantes sobre as principais partículas subatômicas estão dispostas na tabela a seguir: 


Repare que a massa de um elétron é muito menor do que a de um próton ou nêutron. São necessários quase 2000 elétrons para igualar a massa de um único próton.

Disponível em: 

DICAS PARA CÁLCULOS


star.gif (136 bytes) DICA 1: Multiplicar um número por 10:
  Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a  direita.
  Exemplo 1:  16 x 10 = 160
  Exemplo 2:  15,567 x 10 = 155,67


star.gif (136 bytes) DICA 2: Multiplicar um número por 10n:
 Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a direita.
 Exemplo 1:  16 x 103 = 16000
 Exemplo 2:  15,567 x 104 = 155670
 Então, se quisermos efetuar a seguinte multiplicação: 12 x   100.   
 Sabemos que 100=102, então:
 12 x 100 = 12 x 102 = 1200.


star.gif (136 bytes) DICA 3: Dividir um número por 10:

  Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda.
  Exemplo 1:  16 / 10 = 1,6
  Exemplo 2:  15,567 / 10 = 1,5567

NOTAÇÃO CIENTÍFICA (POTÊNCIAS DE DEZ)


No estudo da física encontramos, com frequência, grandezas expressas por números muito grandes ou muito pequenos. A apresentação destes números, da maneira habitual, é extremamente trabalhosa e  incômoda. Para contornar o problema, é usual apresentar estes números na forma de potências de dez  (notação científica). Esta notação, além de mais compacta, permite uma rápida comparação destes números  entre si e principalmente, facilita a realização de operações matemáticas entre eles.
 842 = 8,42 x 102
 62300 = 6,23 x 104
 0,0037 = 3,7 x 10-3
 0,00002 = 2 x 10-5
 Exemplos práticos :
 Raio do átomo de hidrogênio = 0,000000005 cm = 5 x 10-9  cm
  Número aproximado de átomos de uma célula = 200000 = 2 x 105

Para saber mais e exercícios acesse:
http://www.alexmossmann.com/material/Fisica%20Instrumental%20-%20Notacao%20Cientifica.pdf

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

QUÂNTICA PARA INICIANTES



Quântica para iniciantes: investigações e projetos é um livro publicado pela Editora UFMG em parceria com o pontociência. Seus autores são os professores Helder de Figueiredo e Paula, Esdras Garcia Alves e Alfredo Luis Mateus. Você pode adquirir o livro na página da Editora UFMG.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, são descritas investigações sobre diversos fenômenos que podem ser explicados a partir dos conceitos da Física e Química quânticas. Na segunda parte, a teoria é colocada com o auxílio de muitas ilustrações e diagramas. Na parte final são descritos projetos que podem ser montados a partir do que foi trabalhado nas seções anteriores. A partir desses exemplos, esperamos contribuir para que você, colega professor, desenvolva sua criatividade e crie suas próprias estratégias para realizar atividades com seus estudantes em sala de aula.
Leia uma resenha sobre   Quântica para Iniciantes, publicada na revista Ciência Hoje.
Nesta página você irá encontrar material suplementar ao livro, como vídeos e arquivos que você pode usar nos experimentos. 



EXPERIMENTOS (QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA)




Acesse: http://pontociencia.org.br/

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CAPTURA EFICIENTE

Cientistas brasileiros desenvolvem pó capaz de retirar o gás carbônico do ar e reduzir a poluição atmosférica. O produto pode ser empregado em filtros domésticos, em indústrias e na construção civil.
Por: Lucas Lucariny
Publicado em 19/08/2014 | Atualizado em 19/08/2014
                                          Pó desenvolvido por brasileiros captura o gás carbônico do ar. Se usado em larga
                                          escala por indústrias, o produto pode contribuir para reduzir a emissão desse
                                           gás-estufa na atmosfera. (foto: Tyra Koppenol/ Freeimages)

domingo, 17 de agosto de 2014

NOMES DOS ALCANOS DE CADEIA LINEAR

NoC
Nome
NoC
Nome
1
Metano
17
Heptadecano
2
Etano
18
Octadecano
3
Propano
19
Nonadecano
4
Butano
20
Icosano
5
Pentano
21
Henicosano
6
Hexano
22
Docosano
7
Heptano
23
Tricosano
8
Octano
30
Triacontano
9
Nonano
31
Hentriacontano
10
Decano
40
Tetracontano
11
Undecano
41
Hentetracontano
12
Dodecano
50
Pentacontano
13
Tridecano
60
Hexacontano
14
Tetradecano
70
Heptacontano
15
Pentadecano
80
Octacontano
16
Hexadecano
100
Hectano